DIA D - VACINA CONTRA FEBRE AMARELA DIAS 22 e 23/03/2019

Publicado em 12/03/2019 às 15:10 - Atualizado em 12/03/2019 às 15:10

DIA D - VACINA CONTRA FEBRE AMARELA DIAS 22 e 23/03/2019 (SEXTA e

SÁBADO) - SOMENTE NA UBS MARIA RASVEILER JUNCKES DAS 8H AS 17H.

Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde de ampliar a cobertura vacinal contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro de Alcântara informa que na sexta e no sábado dias 22 e 23/03/2019 no posto de saúde do Centro as doses estarão disponíveis para a população. Poderão se imunizar todas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Acima desta faixa etária, se faz necessária a prescrição médica para a vacina ser aplicada.

Além das pessoas que encontram-se dentro da faixa etária da ampliação, devem se vacinar contra a febre amarela:

- Viajantes para áreas com vigência de surto no país ou para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e que ainda não tenham se vacinado (a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem);

- Pacientes suspeitos ou confirmados de febre amarela pós alta hospitalar, quando deve ser verificado o cartão de vacinação do paciente e aplicar a vacina; aqui, atenção para 1) caso confirmado de febre amarela (diagnóstico encerrado e confirmado) – não é necessária a vacinação; e 2) caso não confirmado de febre amarela (outro diagnóstico ou diagnóstico duvidoso) – necessária a vacinação pós alta;

- Doadores de sangue e/ou de órgãos, vacinados contra a febre amarela devem aguardar um período de quatro semanas após receberem a dose para realizar a doação;

- Em crianças menores de 2 anos de idade, não vacinadas contra a febre amarela, não devem receber as vacinas Tríplice Viral ou Tetra Viral simultaneamente à da febre amarela, devendo-se, obrigatoriamente, respeitar um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Atenciosamente,

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE