PREFEITURA REINSTALA NOVO MAIBAUM

Publicado em 12/04/2019 às 14:21 - Atualizado em 12/04/2019 às 14:21

PREFEITURA  REINSTALA NOVO MAIBAUM

MAIBAUM. Árvore de Maio.

A Árvore de Maio, ou Maibaum (no idioma alemão)  é uma manifestação cultural realizada , ainda nos dias atuais, por algumas localidades na Alemanha e também em alguns municípios brasileiros  de origem teuta.

No Brasil não segue os rigores dos rituais e formas  dos existentes na Alemanha. Aqui, já se tornou-se "abrasileirado" , se assim possamos dizer.

Sua origem remonta os tempos de crenças pagãs relacionadas a rituais de fertilidade relacionadas à deusa Maia, deusa romana da fertilidade.

Na Europa  o mês de maio é época  onde a primavera mostra a sua exuberância, época ainda de muitas flores e das primeiras colheitas.

Nesse época se dá o ritual e instalação do Maibaum,  que também pode simbolizar a Árvore da Vida.

Na Alemanha   são confeccionados com velhos pinheiros  muito longevos, quase ou centenários, com aproximadamente ou um pouco mais de  30 metros de comprimento. Realiza-se todo um cerimonial desde o seu corte, decoração, transporte à sua instalação ( quase sempre na praça central ou na estrada da vila).que é realizada, pelos homens da comunidade, quase sempre sem o uso de máquinas.

Em São Pedro de Alcântara  a tradição de instalar um Maibaum não se dá todos os anos.  É instalado no mês de maio, mas de forma definitiva, permanecendo no local  por vários anos. Os símbolos neles instalados variam de brasões de famílias a brasões de São Pedro de Alcântara e  estados alemães, ou temáticas relacionadas a atividades econômicas existentes no município, fauna, flora e outros. Sendo essa manifestação cultural bastante recente ( em torno de 15 anos). E não segue os rigores e os rituais de instalação como ocorrem na Alemanha. Mas, permanece como um símbolo  auspicioso de força e saúde.

Na praça Central do Município outrora foi instalado um Maibaum com 22 metros de altura, certamente e sem dúvida, o maior Maibaum já instalado no Estado de Santa Catarina.

Ao lado da Casa do Colono, Artesanato e Produtos Coloniais havia outro mais modesto com 10 metros de altura.

O Maibaum recentemente reinstalado, foi confeccionado pela Bergmänner- Tudo em Madeira,  as custas do Poder Público. Possui  12 metros de altura. Contém os brasões dos 16 estados alemães. Pois,  embora a maioria dos imigrantes que vieram para a Colônia São Pedro de Alcântara sejam , principalmente da região do atual Estado da Renânia Palatinado, com esse grupo também estavam ex-soldados de diversas regiões da Confederação dos Estados Alemães. No desenvolvimento da Colônia,  “alemães” de outras regiões foram chegando e aqui se fixando. De certa forma, este Maibaum também é uma homenagem a todos os Estados da atual Alemanha dos quais vieram imigrantes para nosso Estado.

Pesquisa e texto de Daniel Silveira. Casa da Cultura de São Pedro de Alcântara.

Maibaum reinstalado em 11/04/2019. Foto: Sérgio Flores.