Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


História dos primeiros imigrantes alemães de Santa Catarina é mostrada em documentário

Publicado em 23/11/2007 às 00:00 - Atualizado em 05/03/2015 às 10:24

A história da primeira colônia alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara, virou filme. Com o título “Três tempos – A história de São Pedro de Alcântara”, mostra desde o trajeto que os imigrantes fizeram para chegar à terra prometida até o caminho de volta que um jovem descendente irar fazer. O documentário que tem 20 mim é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Manuela Mendes, acadêmica do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

Nos 20 meses de produção a jovem estudante entrevistou mais de 50 pessoas como: bisneto dos primeiros imigrantes, historiadores, arquiteta, o ex e o atual prefeito do município.  O documentário é dividido em três blocos, passado, presente e futuro. O primeiro contextualiza a história dos colonos e também a influência que a Segunda Guerra Mundial teve na região. Já o segundo mostra a economia do município e os problemas que afetam o cotidiano dos moradores de São Pedro de Alcântara. E por último o terceiro expõem o único casarão tombado pelo estado, Vila Kretzer, como também as festas típicas, a do recheio e Oktobertanz.

De acordo com Manuela Mendes, 21, a idéia de fazer este filme surgiu com uma conversa com sua avó, Apolônia Neis Dutra, neta dos primeiros imigrantes. Após vários meses de pesquisa verificou que não existia nenhum documentário em vídeo sobre este assunto e também poucos livros, geralmente do mesmo autor, Toni Vidal Jochem.

O trabalho será apresentado no próximo dia 27 de novembro, às 18h, no Núcleo de Comunicação (Nucom), localizado no 3° piso do 5° bloco da Estácio, em Barreiros, próximo a lojas Casa Bahia. Antes da Apresentação ocorrerá nos corredores da instituição uma exposição com 25 fotos, realizado também por Manuela, que mostra antigos moradores, festas típicas e os casarões em estilo germânico.

  Mais Informações falar com Maria de Lourdes Dutra Mendes

(48) 9914 4591 (48) 9918 4248 (48) 3034 6463


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos