Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Comunicado: Retorno às aulas presenciais 2021

Publicado em 12/03/2021 às 18:35 - Atualizado em 12/03/2021 às 23:20

Comunicado: Retorno às aulas presenciais 2021

 

 

Senhores pais e responsáveis, professores, equipe educacional e queridos estudantes!

 

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto dá as boas vindas a vocês nesse retorno presencial ao ano letivo de 2021.

Já faz um bom tempo em que estamos afastados do ambiente escolar. Durante o ano de 2020 as aulas foram desenvolvidas de forma não presencial, e no ano de 2021, adiamos um pouco o nosso retorno às aulas presenciais: num primeiro momento devido às reformas realizadas nas instituições escolares e num segundo momento, em virtude do agravamento dos casos de Covid-19, foi promulgado um Decreto Municipal com a suspensão das aulas presenciais por um período de 12 dias. E ainda estamos inseridos num cenário muito preocupante quanto ao avanço da Covid-19.

Por este motivo, iniciamos o ano de 2021 de forma não presencial. Este formato de ensino ainda vai estar presente no nosso dia a dia escolar, seja para atendimento dos estudantes que fazem parte do grupo de risco, para estudantes cujas famílias optaram pelo não retorno às aulas presenciais, pela necessidade de atendimento de grupos de estudantes de forma alternada e pelo fato de que alguns professores dos anos finais do ensino fundamental fazem parte do grupo de risco.

Chegou o momento do retorno às aulas presenciais, mas lembramos que ainda não estamos voltando à normalidade. E que tudo requer muita segurança, por isso precisamos nos adaptar com algumas medidas importantes no nosso dia a dia escolar.

O uso de máscaras será obrigatório no transporte escolar e durante todo o período de permanência na escola. Claro que esse procedimento deve estar presente também em outros ambientes de convivência coletiva, o respeito às regras de segurança devem acontecer dentro e fora das escolas.

Para utilização do transporte escolar, no momento do embarque, os estudantes deverão estar acompanhados por um responsável, pois se a temperatura estiver superior a 37.8o, o estudante não poderá entrar e deve voltar para casa. Os transportes escolares estão equipados com dispensadores de álcool gel e com termômetro digital sem contato, para verificação da temperatura. Dentro dos veículos, os estudantes devem ocupar sempre o mesmo lugar.

Solicitamos que apenas aqueles que realmente não tenham condições de ir caminhando, de utilizar bicicletas ou que os pais não possam levá-los até a escola, façam uso do transporte escolar. Quanto menos pessoas nos veículos escolares mais segurança teremos.

Ao entrar no ambiente escolar deverá ser mantido o distanciamento de 1,5m, será aferida a temperatura, feito o uso de tapetes sanitizantes na entrada e a higienização das mãos com álcool em gel. Após estes procedimentos, todos serão direcionados para as salas de aula.

No momento de entrada na sala de aula, deverão higienizar novamente as mãos e ocupar sempre o mesmo local determinado pela escola, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m.

Todos os profissionais e estudantes devem prezar pelos cuidados próprios de higiene e segurança como também pelo ambiente em que estão convivendo.

Somente durante a alimentação, poderão retirar as máscaras, lembrando que estas devem ser trocadas sempre que necessário.

Ao final da aula também deve ser respeitado o distanciamento para a saída da escola e para o embarque nos transportes escolares. E sempre com o uso das máscaras.

Salientamos aos pais e/ou responsáveis sobre a importância de observarem os estudantes quanto ao aparecimento de sintomas como por exemplo: febre, dor de cabeça e irritação na garganta. E, nestes casos, o atendimento médico deverá ser procurado para maiores orientações.

As demais orientações estão na Cartilha que está sendo disponibilizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto como também as orientações fornecidas pelas unidades escolares, as quais serão constantemente reforçadas por todos os envolvidos no processo educacional.

Precisamos colaborar e acreditar que tudo vai dar certo. Precisamos cuidar da vida, cuidar do outro e cuidar da escola.

Bom retorno a todos e que tenhamos um excelente ano letivo.

 

 

 

Rosangela Maria Laurentino

Secretária de Educação, Cultura e Desporto