COMUNICADO IMPORTANTE

Publicado em 01/10/2021 às 15:12 - Atualizado em 01/10/2021 às 15:13

Nas últimas semanas alguns munícipes apresentaram sintomas de Gastroenterite Aguda- GA, tendo afetados em maior número crianças e adolescentes, de acordo com os dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro de Alcântara.

Embora possa atingir todas as faixas etárias, as crianças e adolescentes são mais suscetíveis à doença, pois o organismo e o sistema imunológico ainda estão em desenvolvimento.

Gastroenterite Aguda-GA é uma doença c comum e mais frequente em períodos de troca de estão e calor, atingindo diversas localidades e regiões no mundo.

É preciso redobrar cuidados de higiene tanto em casa, como na escola e locais públicos porque a transmissão ocorre pelo contato próximo, mãos contaminadas, contato com fezes, vômitos e gotículas de saliva durante a fala, tosse ou espirros, por isso é importante a continuidade do uso de máscara e higienização constante das mãos.

As rotas de transmissão e origem da contaminação estão sendo investigadas e de forma preventiva, a Prefeitura providenciará a limpeza dos reservatórios do sistema de abastecimento de água municipal de todos os bairros e das escolas municipais, além de aumentar a periodicidade de limpeza de banheiros e áreas comuns.

Amostras de exames laboratoriais de pessoas infectadas foram enviadas para São Paulo e os resultados estão sendo aguardados para que medidas mais assertivas sejam tomadas.

Cuidados especiais devem ser tomados:

- Higiene das mãos: lavar bem as mãos com sabão após o uso do banheiro, antes das refeições, após a manipulação de roupas ou objetos contaminados;

- Higiene dos alimentos: sempre lavar bem as frutas, verduras e legumes, e os utensílios a serem utilizados para o preparo e ingestão dos alimentos. Se a criança utilizar bicos e mamadeiras, estes devem ser fervidos após o uso.

- Em caso de sintomas: procurar a Unidade Básica de Saúde, reforçar a hidratação oral com os soros padronizados, pois essa medida evitará a desidratação, que é a complicação mais grave da doença.